[originalmente publicado por Neil Gaiman em 09/09/2015]

https://www.humblebundle.com/books

Quando você tem é escritor por mais de trinta anos, você escreve coisas – livros, quadrinhos, todo o tipo de coisa – que por algum motivo ou outro se tornam raros. Eles não são mais impressos. Às vezes porque você está envergonhado deles ou não quer que sejam impressos. Ou porque as circumstâncias estão contra você. Ou porque algo só foi publicado em uma edição limitada.

Tenho uma biblioteca no porão cheia de livros misteriosos. De alguns, só tenho um exemplar. Paguei $800 por um deles, a edição de capa dura da minha biografia do Duran Duran, mais ou menos oito anos atrás, impressionado por alguém cobrar tanto, mas sabendo que era o único exemplar que tinha visto (cheguei a ver outro à venda na semana passada, por $4000).

Muitos anos atrás, eu processei uma editora por não pagar royalties, por registrar direitos autorais das coisas que escrevi em seu próprio nome e várias outras coisas. E, porque parecia ser o certo, decidi que qualquer dinheiro que saísse do processo iria para a caridade. Muito depois de ter ganhado a causa, quando as finanças estavam resolvidas, percebi que tinha uma porção enorme de dinheiro. Não queria dar tudo para uma instituição, ao invés disso, formei a Fundação Gaiman que, por muitos anos, vem usando o dinheiro para Fazer Coisas Boas. A Fundação Gaiman tem fornecido fundos para o programa de educação da Comic Book Legal Defense Funds, várias iniciativas de liberdade de expressão, o programa de High School da The Moth, que ensina a crianças o poder de contar suas próprias histórias, enquanto ajuda a financiar boas causas como a Lava Mae, que fornece chuveiros e recursos de higiene pessoal para moradores de rua de São Francisco.

Dar dinheiro para boas causas tem sido algo ótimo para se fazer, principalmente quando os resultados são óbvios  e imediatos.

O único lado ruim é que o dinheiro do processo está quase acabando. Tenho dado dinheiro para fundação por enquanto, mas ano passado Holly Gaiman (que não é apenas minha filha e sabe fazer o chapéu do Ace, como também está estudando gestão de organizações não-lucrativas e tem sido inestimável para a Fundação) me explicou que se a Fundação Gaiman fosse continuar, seria preciso doar mais uma enorme porção de dinheiro para ela. Comecei a pensar…

Alguns anos atrás, participei de um dos primeiros Humble Bundles de livros e fiquei muito impressionado com como a coisa funcionava. E-books (naquela época, de livros impressos esgotados ou indisponíveis) estavam livres de GDD: alguns ficavam disponíveis para quem pagasse qualquer coisa, alguns apenas para quem pagasse acima do preço médio, alguns disponíveis para qualquer um que pagasse acima de um valor específico. Artistas e escritores eram pagos e o dinheiro também financiava boas causas – quando você comprava livros, podia escolher quanto iria para a instituição beneficente, para qual instituição, quanto para os criadores, quanto para a Humble Bundle.

Hmm. Tinha um começo de ideia.

Charles Brownstein da Comic Book Legal Defense Fund está sempre a fim de ouvir as minhas ideias estranhas. Ele gostou dessa.

Essa foi a ideia:

Eu colocaria no Humble Bundle todas as coisas raras que poderíamos achar.

Livros que há tempos não são impressos, histórias pelas quais colecionadores pagariam centenas de dólares, quadrinhos, panfletos e artigos de revista obscuros. Até coisas que me deixam vagamente envergonhado (como a biografia do Duran Duran, um exemplar de capa dura que pode, como eu disse, ser vendida por milhares de dólares hoje em dia, se você achar uma).

Livros esgotados há 30 anos, como GHASTLY BEYOND BELIEF, uma coleção de citações dos livros e filmes de ficção científica e fantasia mais estranhos que Kim Newman e eu fizemos quando tínhamos 23 e 24 anos, respectivamente. Coisas que são totalmente pessoais e nunca foram vendidas, como LOVE FISHIE, um livro de poemas e cartas da minha filha Maddy (aos 8 anos) para mim, e de mim para ela, que foi transformado em um livro (com a ajuda da minha assistente Lorraine Fabulosa) como um presente para meu aniversário de 42 anos.

Dois livros esgotados da Knockabout Comics: OUTRAGEOUS TALES FROM THE OLD TESTAMENT e SEVEN DEADLY SINS, com histórias escritas ou desenhadas por mim, Alan Moore, Hunt Emerson, Dave Gibbons, Dave McKean e muitos outros.

Quadrinhos esgotados meus e de Bryan Talbot, meus e de Mark Buckingham, até meus e de Bryan Talbot e de Mark Buckingham.

Teria livros de contos & outras coleções que tiveram tiragens pequenas como ANGELS AND VISITATIONS e o LITTLE GOLD BOOK OF GHASTLY STUFF, contendo histórias que ganhariam prêmios e fariam parte de coleçõres maiores, oficiais (“Fumaça e espelhos”, etc.), histórias que ninguém mais viu desde então, sem mencionar artigos de não-ficção, como aquele sobre os efeitos do álcool sobre escritor, ou aquele em que passo 24 horas nas ruas do Soho, que hoje são apenas sussurrados em rumores.

Haveria até um conto meu, “Manuscrito achado em uma garrafa de leite”, publicado em 1985, tão ruim que nunca deixei ser reimpresso. Nem mesmo para dar esperança a jovens escritores que se eu já fui péssimo assim, ainda há esperança para todos eles.

Charles da CBLDF gostou da ideia.

Foi bom Charles ter gostado da ideia. Ele teve tanto trabalho, coordenando, encontrando e falando com pessoas, levando contratos para artistas e editoras, e todos assinaram. Ele fez tudo isso, felizmente, caridosamente, mas não queixosamente.

As pessoas do Humble Bundle gostaram da ideia também.

O dinheiro da Humble Bundle é dividido entre os criadores e as instituições beneficentes, onde a pessoa que compra decide como a percentagem que vai para as instituições é dividida.

Estou dando todo o dinheiro que conseguir como criador pela Humble Bundle para a Fundação Gaiman (minha agente Merrilee doou sua taxa também, então 100% do que vier para mim vai para a Fundação).

Há, obviamente, outros autores, artistas e editoras envolvidos. Alguns pediram para que seu dinheiro vá para instituições e alguns, perfeitamente razoáveis, vão pagar alugel e comprar comida com seu dinheiro.

(No começo, esperávamos dividir o dinheiro entre a CBLDF e a Fundação Gaiman, mas nos dois últimos dias da organização, descobrimos que isso seria impraticável, então a outra opção de caridade vai ser o programa da Moth: a contação de história nas escolas, que fez algumas coisas muitos boas, estou orgulhoso por estar ajudando.)

Geralmente, a Humble Bundle gosta de explicar que você está pagando o que quiser por, talvez, $100 de jogos, livros ou quadrinhos. É difícil pôr um preço nessas coisas – comprar Duran Duran e Ghastly Beyond Belief pode te render milhares de dólares. Aqui, você vai conseguir alguns e-books se pagar o que quiser, mais e-books se pagar além da média, e algumas surpresas (como Duran Duran e “Manuscrito encontrado em uma garrafa de leite”) se pagar mais de $15.

Há um total de 1.300 páginas de e-books, quadrinhos livres de GDD, ficção e não-ficção. Há até um script de Babylon 5 que escrevi.

Esses livros, quadrinhos e coisas do tipo estão disponíveis durante as duas semanas de venda ativa do Humble Bundle. Depois disso, eles vão sumir outra vez. Esta é realmente a sua chance de lê-los.

Clique no link: https://www.humblebundle.com/books. Te levará a algum lugar um pouco parecido com isso, onde muitas páginas de e-books esperam por você.

E lembre-se, é pague-quanto-quiser. (Se quiser pagar os milhares de dólares que custaria se você comprasse como itens de coleção, pode fazer isso também. Ficarei agradecido, como também as várias instituições, sem mencionar os artistas, outros escritores e por aí vai).

Obrigado a Charles Brownstein; a Mary Edgeberg, Holly Gaiman, Cat Mihos e Christine DiCrocco, no meu time; obrigado a minha agente Merrilee Heifetz; a todo mundo que desenhou, escreveu, publicou ou de outra forma nos deu permissão para disponibilizar essas coisas; a Mike Maher e o time na Scribe por preparar os e-books; acima de tudo, obrigado a todo mundo na Humble Bundle por trabalhar incasavelmente para causas maravilhosas.

Espero que você goste de todas as 1.289 páginas raras e colecionáveis. Até mesmo o “Manuscrito encontrado em uma garrafa de leite”.

https://www.humblebundle.com/books